Eentrevista com L. L. Alves, autora de vários sucessos lietrários como a saga INSTITUIÇÃO PARA JOVENS PRODÍGIOS, AS GRANDES AVENTURAS DE DANIELLA e muitos outros
Blog do Argonauta: - Olá! Luene. Tudo bem?
L. L. Alves: - Tudo sim e você?
Blog do Argonauta: - Tudo bem. Bom, pra começar, quero dizer que é uma alegria poder conversar com você. Uma grande escritora em ascensão e tenho certeza que o sucesso está apenas começando.
L. L. Alves: - Agradeço a oportunidade! A alegria é toda minha.
Blog do Argonauta: - Que bom. Agora, conta um pouco como surgiu essa veia literária, quando percebeu seu talento para escrever?
L. L. Alves: - O amor pelos livros surgiu mais ou menos aos 11 anos de idade quando conheci a série Harry Potter (sim, também sou uma potterhead louca como muitos brasileiros rs). Apenas depois de conhecer a história do bruxinho mais famoso do mundo desenvolvi a fascinação pela literatura (não que antes eu não gostasse, apenas não apreciava com tanto afinco). Então, aos 13 anos decidi que seria escritora, que faria o que a J. K. Rowling fez
comigo: me inspirar, emocionar, divertir e ensinar sobre a vida. Depois de muitos manuscritos fracassados que joguei fora, a história de Verônica surgiu na minha mente. Uma "aborrecente", como gosto de chamar, que vive seus dramas juvenis e precisar aprender a crescer e mudar (ta aí o título do livro, "Mudanças"). Nesse momento decidi concluir um livro, pois caso contrário, desistiria do meu sonho. Não sei se acho que escrever seja um talento de fato; acredito que é um misto de inspiração, determinação, disposição e muito, muito, muito suor. Acredito que hoje eu esteja vivendo um momento ótimo da minha carreira, no quesito de lapidar o que já aprendi e estar disposta a melhorar sempre.
Blog do Argonauta: - Entendi. Que bacana. Mudanças está na minha lista com certeza, assim como todos os seus livros. As grandes aventuras de Daniela, seu livro que tive a felicidade de ler, foi seu segundo livro certo? Ou a Instituição para jovens prodígios veio antes?
L. L. Alves: - Não. Hahaha. Escrevi outros no processo. A ordem de livros escritos não é a ordem de publicação. Meu
primeiro livro escrito foi Mudanças, depois Sebo Fernandes (disponível na Amazon e sendo postado no Wattpad atualmente), outro livro sem título até o momento, aí iniciei a saga Instituição para Jovens Prodígios, com os títulos: A Seleção, A Traição, A Revelação e A Rebelião; por fim, As GRANDES Aventuras de Daniella e outros livros. Ao total, tenho mais de 10 livros escritos, mas até o momento apenas 3 publicados, sendo que o primeiro, Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção, está sendo republicado por outra editora.
Mudanças foi o segundo publicado, e esse ano lancei As GRANDES Aventuras de Daniella.
Blog do Argonauta: - Maravilha. Minha coleção de L. L. Alves precisará de uma estante dedicada rsrs. Fico feliz de saber.
L. L. Alves: - Hahaha. Sim! Espero conseguir publicar todos estes livros em físico. Por enquanto a maioria está em e-book na Amazon. É aquilo que eu digo: escrever é a parte mais fácil para mim.
Blog do Argonauta: - Isso é bom, para muitos, da inspiração até a conclusão de uma boa história ainda é um desafio. Depois, os desafios só aumentam, como conseguir alcançar público e publicar enfim. Agora sobre conseguir publicar, como tem sido pra você essa batalha?
L. L. Alves: - Para falar a verdade, é difícil e desgastante. Muitas vezes me peguei pensando: "Será que vale a pena mesmo?". Nós, autores, damos tudo de nós: investimento, tempo, dedicação e às vezes não recebemos nada em troca - e nem falo em questões monetárias, pois a maioria tem um trabalho a parte para poder arcar com os gastos. - Refiro-me ao apoio de editoras, livrarias, blogueiros e até de leitores. Diversas vezes pensei em desistir e é um pensamento recorrente quando a minha "nuvem de estimação" aparece (minha metáfora sobre a depressão). Caso não tivesse conseguido assinar contrato ano passado para a publicação de As GRANDES Aventuras de Daniella, eu teria desistido da carreira, mesmo que momentaneamente. Então, não é um dos caminhos mais
fáceis. É estressante e requer muita coisa, sendo que a sua inspiração e "talento", como eu disse acima, são meros detalhes. Contudo, publico desde 2013 e posso afirmar que a situação está melhorando consideravelmente para nós, autores. Há mais possibilidades, apoio, interesse e foco na literatura nacional. Porém, ainda falta um longo caminho pela frente.
Blog do Argonauta: - Com certeza, não é nada fácil. Mas pode ter certeza que você não está sozinha nessa luta. Sei um pouco como é. E nesse caso a Amazon e Wattpad ajudam muito, na difusão dos livros ainda não publicados por uma editora que possa colocá-los numa livraria.
L. L. Alves: - Sim. Sim, Amazon foi a minha salvação, por assim dizer. Comecei a postar lá em 2013 e, apesar de ser um processo demorado e que demanda muita divulgação e paciência, está sendo gratificante. Quanto ao Wattpad, comecei a postar ano passado na plataforma e foi um dos motivos de conseguir a publicação de As GRANDES Aventuras de Daniella. Então também está sendo bem interessante.
Blog do Argonauta: - Bom, falando agora do seu sucesso que já está em pré-venda certo? Instituição para jovens prodígios! Deixe um recado para o leitor que está prestes a iniciar a leitura dessa emocionante saga.
L. L. Alves: - Instituição para Jovens Prodígios é meu primogênito no quesito publicação e tenho um amor incrível por esta série. Tudo foi definido antes que eu começasse a escrever, então a história é envolta em mistérios e segredos que vão sendo revelados aos poucos. A minha felicidade por vê-lo novamente em formato físico e de forma tão fácil para que os leitores comprem me deixa extremamente orgulhosa!! A saga fala sobre família, amizade e desafios. Lara Müller não tem a menor ideia do que a aguarda ao atravessar os portões da aclamada Instituição, e apenas lendo os leitores descobrirão os segredos que os mantenedores guardam a sete chaves. Espero que os prodígios se segurem firme e fiquem de olho nos detalhes - tudo está ali por um motivo. Sejam bem-vindos e aventure-se, como nunca antes!
Blog do Argonauta: - Estou ansioso para iniciar essa jornada junto os jovens prodígios. Bem, Luene, é evidente que você é merecedora do todo o sucesso que vem atingindo e irá muito mais longe. Eu desejo sinceramente que você nunca desista. Muitos leitores, que já conhecem você e suas obras e outros que ainda vão conhecer, ficariam desolados se você desistisse.
L. L. Alves: - Muito obrigada!! É esse apoio que a gente precisa para seguir em frente e não desistir!
Blog do Argonauta: - As batalhas são muitas, mas pra quem ama o que faz há sempre mais esperança, e a satisfação está na conclusão da obra e no reconhecimento pelo leitor de que seu livro tocou de alguma forma e mudou um modo de pensar, expandiu um horizonte, proporcionou entretenimento e emoção.
L. L. Alves: - Exatamente! Eu busco sempre ensinar algo para meu leitor, tirá-lo da zona de conforto, fazê-lo pensar, ver por outro ângulo, sorrir, chorar...
Quero que meu livro o marque, para sempre. Fico feliz em saber que eles estão, mesmo que por enquanto, por uma pequena parcela da população. Porém, são essas pessoas que me impulsionam para cima e não me deixam cair. É a eles que tenho que agradecer.
Blog do Argonauta: - Fico muito feliz por ter me concedido esse tempinho pra esse bate papo.
L. L. Alves: - Eu que agradeço, de coração, a disponibilidade. Obrigada pelo convite, Edinei!
· Essa foi a entrevista com a escritora Luene Langhammer Alves, ou L. L. Alves:
· "L. L. Alves, nome artístico de Luene Langhammer Alves, é formada em Letras – Língua e Literaturas Inglesa pela Universidade Federal de Santa Catarina e escreve desde os 13 anos de idade, tendo produzido mais de dez livros e diversos contos. Autora da saga fantástica Instituição para Jovens Prodígios, do romance Mudanças, do new adult Sebo Fernandes e do chick-lit As GRANDES Aventuras de Daniella pretende continuar escrevendo cada vez mais livros intrigando o mundo com seus mistérios e fantasia e nunca deixando a vontade de chegar à última página passar."
Livros publicados:
Saga Prodígios: Instituição para Jovens Prodígios - A Seleção,
Instituição para Jovens Prodígios - A Traição, e
Instituição para Jovens Prodígios - A Revelação;
Mudanças;
Sebo Fernandes;
As GRANDES Aventuras de Daniella.
(Sendo que Instituição para Jovens Prodígios – A Seleção, Mudanças e As GRANDES Aventuras de Daniella também estão disponíveis para compra no formato livro impresso além de suas versões em ebook).
Obrigada pelo convite, Edinei! Adorei participar da entrevista.
ResponderExcluirAbraços!
Eu que agradeço muitíssimo. Abração.
ResponderExcluir