Resenha: Poesia, Prosa e Canção. Por Lídia Peixoto, do Blog Cantinho da Escrita

     O blog Cantinho da escrita, da parceira Lídia Peixoto, fez uma resenha sobre o livro "Poesia, prosa e canção". Descubra as impressões que ela teve do livro. Leia mais!
Resenha: Poesia, Prosa e Canção




Sinopse: Poesia, prosa e canção é uma leitura viva, palavras vivas capazes de envolver a vida de cada um como um todo, e de todo mundo com um ser único no universo, caminhando pelas intempéries da montanhosa vida do ser humano, entre dores e alegrias, amores e paixões, culpas e redenções. Às vezes, é poesia, simples e profunda como em Navegando e Metáforas. Noutras vezes, ao recitar, faz-se melodiosa canção como em Esqueça as promessas e Em sua alma. Às vezes prosa, que aborda pontos de vista interessantes e alguns conflitantes como em Eterno tentante e Um cara, um amigo, uma garota, e histórias fascinantes como em O homem que nunca existiu e Lavrador.
Descubra, viva, sinta e aprecie a poesia, a prosa e a canção.

       Poesia, Prosa e Canção é o livro da parceria que fiz com o autor Edinei Lisboa da Silva. O livro chegou há umas semanas atrás e eu nem estava o esperando. Posso dizer que chegou em um momento certo, pois não há nada melhor do que ler poesia e se identificar de alguma forma com ela.

''(...)Mas como esquecer você
como ficar sem esperar
o momento de te ter comigo.(...)''
Pressão 

     A forma como o autor escreve foi o que mais me impressionou. Nos textos ‘’Lá em cima’’ e‘’Passagem Santa Luzia’’ a cada descrição feita, pude imaginar cada detalhe com muita facilidade. São prosas que ele descreve lugares, momentos de sua infância. 





     As poesias me encantaram muito. Não só por ter me identificado com algumas, mas pela expressividade de cada uma e os ensinamentos sobre a vida que o autor tenta nos mostrar. Para se ter uma boa leitura de determinada poesia, ela não pode ser simplesmente lida, mas também sentida.


''(...) É hora de ir mais longe
Longe de tudo que te faz mal
É hora de ir além
Além do que precisa ser o final. (...)''
A hora de recomeçar


       Demorei um pouco para ler, mas não pelo livro ter uma leitura cansativa e sim, como o próprio Edinei disse: leia-o compassadamente, sem pressa. E com esse processo de ler e reler as poesias e prosas pude compreender melhor o sentido de cada uma.


''(...) Tem nuvem de choro, fumaça e poluição.
Tem nuvem de medo, desgraça e desilusão.
Tem nuvem de sonho, de graça e satisfação.
Só não tem nuvem de algodão.’’
Nuvem de algodão 

      ‘’Pressão’’, ‘’A hora de recomeçar’’e ‘’Nuvem de algodão’’ foram poesias que me identifiquei muito. Me fizeram pensar sobre momentos da vida que são inevitáveis, mas que mesmo assim temos que enfrentar. Fiquei feliz e animada ao ler cada palavra dessas poesias. 

‘’(...) É melhor que seja assim:
Sofrer um pouco agora
Para depois ser mais feliz (...)’’
O avesso




Super recomendo!

Até a próxima postagem!

Postado primeiro por Lídia Peixoto

Muito obrigado, Lídia.

Um comentário:

  1. Gostei muito de ler e escrever a resenha do seu livro! Super recomendo que todos leiam :D

    Abraços.

    ResponderExcluir